terça-feira, 9 de outubro de 2007

Quer um anel de brilhantes?


Esse final de semana assisti ao aclamado "Blood Diamond", vencedor de inúmeros oscars, mega produção Holywoodiana, com atuações impecáveis de Leonardo DiCaprio e Djimon Hounsou (este desconhecido para mim até o momento, e que me deixou bastante comovido com sua interpretação). Enfim, resolvi escrever aqui no blog sobre um assunto que era desconhecido pra mim, em parte.


Vou tentar explicar porque em parte. O filme trata da questão " Serra Leoa" e sua famigerada guerra civil que assola o país já há alguns anos (isso pra ser bonzinho, se não me engano vamos pra mais ou menos 10, 15 anos de conflito). Um conflito que nasce nos países desenvolvidos como Inglaterra, Bélgica, Estados Unidos e etc, que são os principais consumidores de diamantes no mundo (ah! me esqueci: a Serra Leoa dispõe de muitos diamantes, entre outros minérios), pois bem, a guerra que é vivenciada lá, se deve basicamente à ganancia de países desenvolvidos, os chamados 1º mundo. Naquela velha forma tradicional, os "ricos" se aproveitam dos pobres, que são massacrados em seu país por conta de uma sangrenta exploração de diamantes (que mais terde enfeitarão pescoços, dedos, e sei la mais aonde se usa diamantes). Conta-se que essa população de Serra Leoa jamais teve sua parte na venda desses diamantes, seja em saúde, educação, segurança....ai, olha eu! quanta ingenuidade!.


Continuando...


No início dos anos 2000, o G8 (aquele grupo de países 1º mundista) decidiu que estava proibida a compra de diamantes de locais de conflito. Que ótimo ?Hã,Hã, mudou pouca coisa de lá pra cá, os diamantes extraídos em Serra Leoa são contrabandeados para Libéria (país vizinho em paz. pelo menos é o que dizem), lá eles se tornam diamantes liberianos, por tanto, liberados por não ser de áreas de conflito. O curioso é que na Libéria não tem diamantes, o país é escasso em fontes minerais. Bom, mas acho que isso não importa muito pra ninguém.


Quando disse que o assunto era desconhecido em parte é porque, apesar de não conhecer essa luta por diamantes em países africanos, o que me torna um tanto alienado, nem sequer conhecer os motivos de tanta guerra em Serra Leoa, apesar de já ter ouvido o nome desse país muitas vezes, por conta de sua guerra civil. Me deparo de novo com a raiz do problema. Ou seja, países altamente desenvolvidos (tecnologicamente, belicamente), com muito dinheiro, com nenhuma ética e moral de seus governantes, afastados da natureza, corrompidos pelo capitalismo canibal, dotados de instituições falidas, pensamento falido. Extorquindo, financiando guerras, destruindo uma nação, para satisfazer seus "prazeres" de consumo...


Triste...como quase tudo que nos cerca.



(a foto acima são de homens que vivem em Serra Leoa e têm seus membros amputados pelo FRU (frente revolucionária) que comanda a maioria dos pontos de extração de diamantes no país. Eles adotaram o amputamento de membros afim de "manter a ordem" no país)

sem mais.




ric.

2 comentários:

Ju disse...

Muito triste mesmo Ric, mais triste ainda é que antes de retalharem as vitimas eles ainda perguntam: "Quer manga curta ou comprida?". Ishmael Beah escreveu um livro, eu vi alguns trechos contando sofrimento e dor que todos passaram durante esse periodo, segue ai um video com imagens dessa tão sofrida REALIDADE...
http://www.youtube.com/watch?v=ozsOLdgp_y0

Ric disse...

Nossa que tenso. muito foda ver essas coisas: crianças com armas,gente se matando sem nem saber porque...que tristeza