terça-feira, 2 de outubro de 2007

2 de Outubro


Queria hoje fazer uma homenagem a um grande homem que passou por esta terra. Em 2 de Outubro de 1869 nascia Mohandas Karamchand Gandhi, mais conhecido como Mahatma (grande alma) Gandhi.

Pra mim fica um pouco complicado escrever tantos feitos deste homem em poucas palavras, já que não posso me estender muito por aqui, tendo em vista que as pessoas andam um pouco preguiçosas.

Enfim, queria deixar registrado minha sincera e profunda admiração por um homem que como poucos soube lutar pelo seus direitos e pelo que acreditava ser justo e bom para seus semelhantes. Gandhi liderou milhares de pessoas na Índia em busca de independência, igualdade, trabalho justo, alimentação, educação e tantos outros princípios básicos para qualquer nação. Ele fez isso de uma forma incrivelmente bonita e simples: o que ele propunha era, amor. Uma forma de luta não-violenta, sem armas, sem agressões, sem mortes.
Não quero aqui ficar enunciando seus grandes feitos, muito menos dar uma "aula" sobre este Homem, quero somente homenageá-lo no dia de seu nascimento. E constatar o fato, de que o mundo hoje precisaria de homens como ele para se ver livre de uma decadência moral, ética, intelectual, espiritual, ambiental.
Gandhi entre outras idéias pregava a desobediência civil. A paralisação, o não pagamento de impostos, boicote à produtos e etc. Com tais atos, ele e seus seguidores conquistaram grandes evoluções para seu povo.

Será que não devemos repensar seus atos e ensinamentos, e trazer para atualidade pensamentos tão sublimes como o amor ao próximo, a igualdade, a amizade, a não-violência, a justiça? Pois como dizia Gandhi: "Não existe um caminho para paz! A paz é o caminho!"



ric.



(quem quiser saber mais sobre este grande homem, existem muitas informações no google, eu recomendo também assistir o filme que leva seu nome, que pode ser encontrado em qualquer locadora, faculdade, etc.)

8 comentários:

Diogo disse...

Rick, essa pessoa é um dos maiores homens que habitou esse planeta.

Você já disse tudo. Na verdade ele disse tudo.

Só gostaria de chamar a atenção para o final da postagem quando você diz que muitos caminhos foram ensinados por ele e que serviriam muito bem para enfrentarmos ops problemas que nos afligem hoje.

Você acha que a resistência pacífica, seria eficaz hoje, em um mundo tão bélico? Ou na verdade nada mudou, a não ser o alcance e tecnologia das armas?

Diogo disse...

E me esqueci!

Parabéns Mahatma Ghandi!

E obrigado por dividir conosco sua grande alma!

Domenico Neves Nese disse...

Diogão, infelizmente se houver uma revolução não será através da paz e sim das armas. Pezares...

Domenico Neves Nese disse...

Rick, que anúncio é esse que apareceu nos nossos blogs??? que merda

Diogo disse...

Dô,

É do contador de acesso que a gente colocou!

Dizem eles que só fica em outubro, mas tá me irritando profundamente também... não sei se deixo ou tiro.

Unknown disse...

Ghandi:

Ric,

não se trata de querer esgotar o assunto se trata de que você, no meu caso, fez com que eu pensasse no cara. Valeu!

Perto da minha casa tem uma praça, perto do ibira, que eu me esqueci o nome. Só sei que ela só tem eucaliptos super altos, a praça é linda. E recentemente colocaram uma estátua do Ghandi, com um cajado e uma meia lua de sol no chão...só de passar energiza. vale a pena bicho!

Ah, tirem o anúncio, chato. Muito, chato...demais.

Adalgisa Matheus disse...

Ric! Belo Post! Grande data!
Mais que merecido!! parabens ao Ghandi!
Gostaria de saber mais sobre o filme dele.
bjos
dal

Adalgisa Matheus disse...

Ah, me esqueci! adorei o post da Lua.
nao da pra comentar nele?
bjs